Museu de filmes europeus disponível online

Foto

A partir de agora, os cinéfilos podem consultar alguns filmes que estavam guardados nos arquivos nacionais de vários países europeus.

O Europa Film Treasures é um museu do filme online que, para já, disponibiliza uma colecção de 51 filmes completos que podem ser vistos no próprio site, em  www.europafilmtreasures.eu, na secção "The films". Cada filme tem uma breve descrição e enquadramento histórico.

Dos 51 títulos, muitos são do início do século XX. O mais antigo é um míni documentário escocês, com duração inferior a um minuto, datado de 1899: "Gordon Highlanders" de William Walker. O western de 1917 "Bucking Broadway", de John Ford, provavelmente o seu sexto filme e um título que durante muito tempo se julgou perdido, também faz parte dos arquivos, tal como as animações de Georges Pal "La Grande Revue Philips", de 1938 e "Tulips shall grow", de 1942.

O Europa Film Treasures quer contribuir para uma "(re)descoberta da herança cinematográfica", abrangendo todas as idades. Para isso, disponibiliza filmes dirigidos a uma audiência mais nova.  Futuramente vai ter referências bibliográficas e um glossário de termos técnicos sobre cinema.

O museu cinematográfico nasceu de uma parceria entre 20 países europeus, como a Dinamarca, Áustria, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Rússia, Espanha, entre outros. Portugal não está na lista.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários