Novo disco de B Fachada a 30 de Abril

Foto
O álbum foi gravado num fim de semana nos estúdios lisboetas Golden Pony Daniel Rocha

"Um Fim de Semana no Pónei Dourado" é um álbum de Verão, descreve o autor ao Ípsilon

Tivemos o ano passado "Viola Braguesa", que foi a terceira edição de B Fachada e um dos discos do ano do Ípsilon. Pois agora está a chegar o longa duração e, nele, a matéria musical é tratada com banda completa. Por banda completa entenda-se Bernardo Fachada, que, da bateria aos teclados, passando pela viola braguesa e demais guitarras, se ocupou de todos os instrumentos. O disco já tem título, "Um Fim de Semana no Pónei Dourado", e estão dispensados de tentar desvendar metafóras. O título é descritivo. Não há nada que saber: o álbum foi gravado durante um fim de semana nos estúdios lisboetas Golden Pony. Sai a 30 de Abril pela Flor Caveira, dia em que B Fachada o apresentará no Cabaret Maxime.

Para antecipar o que aí virá, recomenda-se um salto à pagina de MySpace do autor de "Balada à Mariana", onde está disponível "Beijinhos", uma das novas canções. A voz é imediatamente reconhecível, tal como o ambiente melódico, mas depois há a bateria a marcar o ritmo, um órgão dançarino a chamar um pouco de dança e até um sintetizador a compor o quadro. A julgar por ela, e apenas por ela, recorreríamos a um cliché: "Um Fim de Semana no Pónei Dourado" representa uma "evolução na continuidade".

Bernardo Fachada, com a certeza de quem não se limita a conhecer as restantes 10 canções do álbum (também as compôs e gravou), descreve ao Ípsilon o seu primeiro longa-duração como "um disco de Verão" - o que, de resto, combina com a mui solar e mui romântica capa que ostenta. Precisa: o álbum "começa ali em Agosto e segue até Setembro". Por isso, acrescenta, "arranca com o emigrante, com o ‘Zé!' [título da primeira canção]".

Quanto a contributos exteriores, contam-se apenas a voz de Márcia, nova cantautora que se apresentou recentemente com Samuel Úria no Cabaret Maxime, e a guitarra de J. de Almeida, que acompanhou Fachada no seu EP de estreia, "Até Toboso".

Entre as canções do alinhamento, encontram-se algumas já conhecidas dos concertos, como "Lá na selva", "Zappa português" ou "D. Filomena". Esta última, música resgatada ao cancioneiro português, como registado em "Tradição Oral Contemporânea", documentário de Tiago Pereira, surgirá, diz-nos Fachada, em versão pop.

Sugerir correcção
Comentar