"Dogtooth" vence festival do Estoril

Foto

"Dogtooth" já valera ao realizador Yorgos Lanthimos o prémio Un Certain Regard no festival de Cannes

O cineasta grego Yorgos Lanthimos venceu o Grande Prémio do Estoril Film Festival com "Dogtooth", a inquietante história de três irmãos - duas raparigas e um rapaz - que vivem numa casa rodeada por um muro alto, que literalmente os separa do mundo exterior. Nenhum deles faz a menor ideia do que está para lá da barreira, não sabem o que é um gato ou um telefone. São educados pela mãe, e só o pai sai de casa, para trabalhar. "Dogtooth" já valera a Lanthimos o prémio Un Certain Regard no festival de Cannes.DR

O Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa foi atribuído ex-aequo a "Eastern Plays", do búlgaro Kamen Kalev, e a "The Girl", do sueco Frederik Edfeldt. Esta foi a grande surpresa da gala de entrega de prémios, que decorre sexta-feira à noite no Casino do Estoril, não pelos filmes premiados, mas porque o próprio prémio não estava previsto, tendo sido criado por decisão do director do festival, Paulo Branco, para homenagear o recém-desaparecido responsável da Cinemateca Portuguesa.

O júri deste ano integrou David Byrne - o vocalista dos desaparecidos Talking Heads -, Alexandre Deplastr, que compôs a música para filmes de Stephen Frears e David Fincher, entre outros, Manfred Eicher, fundador da editora ECM Records, o coreógrafo e bailarino Rui Horta, e ainda a fotógrafa e realizadora Cindy Sherman.

Os protagonistas de "Eastern Plays", quarta longa-metragem de Kalev, são dois irmãos que perderam o contacto um com o outro e que se reencontram inesperadamente num ataque racista a uma família turca, com o mais novo a participar no atentado, juntamente com um grupo de neo-nazis, e o mais velho, artista e toxicodependente, a tentar defender as vítimas.

"The Girl", do sueco Fredrik Edfeldt, decorre no início dos anos 80 e conta a história de uma menina de dez anos que é abandonada por uma tia que se comprometera a tomar conta dela na ausência dos pais. A rapariga, cujo nome nunca é revelado, fica por sua conta durante um Verão inteiro.

"First of All, Felícia", produção romena dirigida por Melissa de Raaf e Razvan Radulescu, um drama familiar que mostra a dificuldade dos reencontros entre parentes que deixaram de se ver há demasiado tempo, ganhou o Prémio Cineuropa, cujo júri atribuiu ainda uma menção honrosa a "The Girl".

Destinado a incentivar as escolas de cinema europeias, o Prémio Meo, instituído em 2008 por esta empresa do grupo PT, foi este ano conquistado pela curta-metragem "52 Procent", de Rafal Skalski, da Escola Nacional Polaca de Filme, Televisão e Teatro, sedeada em Lodz. O português Jorge Jácome, da Escola Superior de Teatro e Cinema, recebeu uma menção honrosa por "Deixar Cair a Noite".

Sugerir correcção
Comentar