Alice Russel actua esta sexta-feira com Quantic
DR

Licença para dançar no Musicbox com Quantic & Alice Russel

25.05.2012 - Mário Lopes
diminuiraumentar


Hoje no Musicbox, amanhã na Casa da Música

O músico que melhor representou a recuperação soul em território britânico e a cantora que dá corpo a esse legado uniram-se em Look Around The Corner. O álbum, ponte entre soul e ritmos latinos será apresentado esta sexta-feira, no Musicbox, e sábado na Casa da Música, no Porto.

Will Holland, que conhecemos pelo nome de guerra Quantic, é um dos mais interessantes músicos e produtores britânicos da última década. Recreador exímio, meticuloso cientista das partículas que constituem o núcleo da música que faz o corpo agitar-se (seja ela a soul e o funk americanos, seja ela a dos "caliente" ritmos sul-americanos), Holland já recuperou para a actualidade a soul de sangue na guelra de Spanky Wilson, figura de culto na década de 1970 que gravou em 2006, fundou a Quantic Soul Orchestra (o nome é auto-explicativo) e, já em Cali, a cidade colombiana em que vive actualmente, o Combo Bárbaro, com quem gravou o muito recomendável Tropidélico.

Quantic actua como historiador viciado na intemporalidade do ritmo. Elegante como poucos, de bom gosto inatacável, estará esta sexta-feira, no Musicbox, o clube lisboeta no Cais do Sodré (início às 24h, bilhetes a 12 euros), e sábado no Clubbing da Casa da Música, no Porto (23h, 17 euros). Quantic terá a companhia de Alice Russel, a cantora britânica que os Massive Attack muito admiram e que representa a vitalidade da soul em Inglaterra que o sucesso de Amy Winehouse revelaria à escala mundial. Juntos, Quantic, Alice Russel e o Combo Bárbaro apresentarão Look Around The Corner, o álbum que editaram em Maio passado e que é exactamente o que poderíamos esperar do encontro destas três entidades: o groove irresistível da soul americana fundindo-se com a exuberância e o calor da música latino americana. Naturalmente, não será necessário pedir licença para dançar. Será obrigação que se imporá com toda a naturalidade.