"Estado de Guerra" é o Melhor Filme com seis Óscares

Foto

Com "Estado de Guerra" já consagrado como o vencedor da noite dos 82s Óscares, o prémio de Melhor Filme foi para o filme de Kathryn Bigelow, que assim conseguiu seis Óscares e bateu James Cameron e o Golias de bilheteira e produção "Avatar.

"Estado de Guerra" fora já o grande vencedor dos Bafta - Melhor Filme, Realizador, Argumento Original, Montagem, Fotografia e Som - e com a sua magra receita de bilheteira de 15,4 milhões de euros (em comparação com os 1,5 mil milhões de euros de "Avatar") é um vencedor na clássica luta entre um David e um Golias cinematográficos que representam dois tipos diferentes de produção fílmica.

O filme sobre uma brigada de desarmamento de minas no Iraque e sobre um militar que tem uma forma especial de lidar com o stress de guerra bateu a fantasia futurista e ecológica de "Avatar" e oito outros filmes nomeados.

A contabilidade dos Óscares de 2010 dá a vitória a "Estado de Guerra", com seis estatuetas - melhor filme, realizador, montagem, montagem de som, mistura de som e argumento original. O segundo filme mais premiado foi "Avatar", com três Óscares de categorias técnicas - direcção artística. fotografia e efeitos visuais.

"Precious" e "Crazy Heart" ficam ambos com dois prémios - melhor actriz secundária, Mo'Nique, e melhor argumento adaptado para "Precious"; melhor actor, Jeff Bridges, e melhor canção. "Up - Altamente" tem também duas estatuetas, a de melhor filme de animação e melhor banda sonora original. E "Um Sonho Possível", que se estreia no dia 25 em Portugal, fica com o Óscar de Melhor Actriz para Sandra Bullock.

Sugerir correcção
Comentar