Siza estreou-se a desenhar peças para casa de banho

Foto
Fernando Veludo

Arquitecto diz que teve a preocupação de "desenhar uma colecção de louça sanitária que parecesse louça sanitária".

Uma sanita é uma sanita é uma sanita. Parafraseando Gertrude Stein, poder-se-á dizer que uma sanita de Siza é uma sanita é uma sanita. Mas é uma sanita de Siza. Simplesmente. E isto marca toda a diferença.

Foi a consciência dessa diferença que levou a empresa espanhola Roca, apresentada como líder mundial em artigos para casas de banho, a convidar o arquitecto a desenhar a sua nova colecção para este fim, hoje apresentada no Porto, no edifício da Alfândega.

Antes de entrar na sala onde as novas peças estavam instaladas, Siza Vieira teve o cuidado de precaver os visitantes sobre o facto de não haver "grande coisa a explicar", a não ser que teve a preocupação de "desenhar uma colecção de louça sanitária que parecesse louça sanitária".

Nesta sua estreia de design de louça para casa de banho, o arquitecto concebeu dois conjuntos de peças (duas sanitas, dois bidés, um lavatório, uma banheira e acessórios, em louça, e cinco armários e um banco em madeira de carvalho americano), que poderão ser conjugados de forma variada.

A inspiração, Siza disse que a foi buscar, primeiro, à casa de banho da sua casa. "A funcionalidade e o conforto foram a preocupação principal", justificou, acrescentando que não há muita coisa a inventar nesta área, mesmo que tivesse tido o cuidado de não copiar desenhos já existentes.

Mas "Simplesmente Siza" - é esta a designação que a Roca deu a esta colecção ("Simply Siza", para o mercado internacional) - tem a marca inconfundível do autor: a simplicidade e depuração da forma abertamente adequada à função. E Petra Fisher, representante da Roca em Portugal, associou o estilo de Siza à tradição da Bauhaus, justificando que a escolha do arquitecto foi feita com a preocupação de associar uma assinatura internacionalmente reconhecida com a funcionalidade e o conforto, tendo em visto o mercado da classe média.

O custo das peças vai variar entre os 77,50 euros (lavatório) e os 1.122 euros (móvel), e a sua distribuição para o mercado nacional arranca já de seguida. Seguir-se-ão o Brasil e, depois, a Europa.

Sugerir correcção
Comentar