Descoberto auto-retrato desconhecido de Rembrandt por baixo de uma pintura

Foto
Quandro onde foi descoberto o auto-retrato de Rembrandt DR

Descoberta só foi possível com o recurso a tecnologia avançada

Um auto-retrato inacabado do mestre holandês Rembrandt foi descoberto escondido por baixo de uma outra pintura, um quadro de um homem velho com barba, que se considerava até aqui um trabalho de um estudante seguidor de Rembrandt. A descoberta anunciada esta sexta-feira só foi possível através do recurso a técnicas científicas avançadas.

Os exames de raio-X, com recurso a uma técnica de espectrometria de fluorescência de macro raio-X que permitem detectar pigmentos escondidos em camadas de tinta, feitos à obra revelam que por baixo do retrato de um homem velho, de olhar carregado e triste, está um auto-retrato incompleto do pintor, cujos detalhes faciais não estão desenhados, mas os traços gerais correspondem a uma impressão de 1633 que tem uma inscrição que refere ser de Rembrandt, explicou à BBC Ernst van de Wetering, do Rembrandt Research Project, responsável pela investigação.

Os especialistas garantem não ter dúvidas em relação à autenticidade da obra, tendo em conta todas as semelhanças com o traço do mestre holandês. O quadro, de dimensões pequenas (15cmx20cm), terá sido pintado por Rembrandt aos 24 anos, numa altura em que a sua reputação de retratista começava a crescer, levando o pintor a trocar Leiden por Amesterdão.

"O retrato é considerado um dos primeiros trabalhos de Rembrandt. Por isso isto documenta um bocadinho melhor como é que Rembrandt trabalhou no seu período inicial", disse à BBC Koen Janssens, professor na Universidade de Antuérpia, na Bélgica, e responsável pelos exames raio-X, explicando que esta técnica de desenhos escondidos foi muito usada por artistas como Van Gogh e Goya. Ainda este ano, em Setembro, a Universidade de Antuérpia, anunciou a descoberta de uma pintura de Goya desenhada por baixo de "Retrato de Don Rámon Satué", uma das mais célebres obras do pintor espanhol, e que faz parte da colecção do Rijksmuseum, em Amesterdão.

"Quantos mais trabalhos existirão assim? Quantos completos? Quantos inacabados? Quando é que ele [Rembrandt] começou e depois desistiu e refez por cima?", questiona Koen Janssens.

Autentificar obras de Rembrandt é, segundo os especialistas e os historiadores, uma tarefa muito difícil, porque o pintor gostava de encorajar os seus alunos e aprendizes a copiar as suas próprias obras. Muitas das vezes, Rembrandt ajudava a terminar as obras ou dava-lhes até os últimos retoques. No entanto, desde 2008, com o recurso à tecnologia avançada, quatro trabalhos, primeiro atribuídos aos seus alunos, foram reclassificados como obras de arte de Rembrandt.

Entre 1 de Maio e 1 de Julho de 2012, a casa museu de Rembrandt vai ter uma exposição especial com este quadro e os resultados completos da investigação.

Sugerir correcção
Comentar