Leia também
A exposição de António Jorge Gonçalves, "Subway Life", abre no sábado, às 17h
Enric Vives-Rubio

A viagem do Festival das Artes começa amanhã em Coimbra

13.07.2012 - Vítor Belanciano
diminuiraumentar


Começa na sexta-feira o Festival das Artes de Coimbra que, ao longo de duas semanas, oferecerá dezenas de eventos subordinados ao tema “Viagens”. Música, cinema, artes plásticas, gastronomia, conferências ou artes de palco terão direito ao seu próprio ciclo no âmbito do evento.

Este fim-de-semana as actividades serão inúmeras. Esta sexta-feira inaugura a exposição “A Song To Heaven, No Japão Sublime de Frank Lloyd Wright” de Marta Pedro (CAPC – Jardim da sereia, 22h). No sábado o serviço educativo oferece uma viagem ao espaço – “Pai, Vou ao Espaço e Já Volto!” – no Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra, a partir das 10h. À tarde, pelas 15h30, inaugura no Museu da Água a exposição de fotografia e instalação vídeo “Transsiberiano-Transmongoliano” de Henrique Real. Por sua vez no Edifício Chiado abre no sábado, às 17h, a exposição “Subway Life” de António Jorge Gonçalves. 

Às 18h30, o Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra recebe, no contexto do ciclo de música, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa. A programação de sábado termina com uma degustação de sabores confeccionada por Miguel Veira – “Aromas de Budapeste”, às 20h30, nos Quatro Elementos (Quinta das Lágrimas). 

Domingo é dia de Viagens para os mais novos, no Museu Nacional Machado de Castro, a partir das 11h. Neste dia inauguram as exposições “Do Deserto À Clandestinidade”, com fotografias de Nelson Garrido, textos de Amílcar Correia e áudio de Duarte Ferreira (casa das caldeiras, 17h) e “Na Rota da Seda, O Rumo dos Pensamentos” de Rui Paiva (museu Nacional Machado de Castro, 18h30).  Às 21h30 estarão na mesa do Ciclo de Conferências os embaixadores António Monteiro, Francisco Seixas da Costa e Marcello Mathias, para abordarem a “A Viagem dos Portugueses 5 Séculos depois: Ásia, África, Brasil”. A moderadora é Maria João Avillez. 

Na segunda, às 21h, no grande auditório do conservatório de música, será exibido o filme “Fitzcarraldo” de Werner Herzog, no contexto do ciclo “Os Viajantes”, comissariado por António Mega Ferreira. Concertos de Christoph Prégardien (dia 19), de Artur Pizarro (dia 19) e de António Chainho (22) são outros dos destaques do festival que se prolongará por duas semanas.