Sondagem revela que insegurança e trânsito são os maiores problemas dos lisboetas

A insegurança, o congestionamento de trânsito e a falta de estacionamento são os três maiores problemas apontados pelos lisboetas numa sondagem efectuada recentemente pela Euroteste, a pedido da Câmara Municipal de Lisboa.

Efectuado entre o final de Fevereiro e início de Março, o inquérito concluiu que a insegurança - criminalidade, roubo, violência e vandalismo - é o problema que mais preocupa os lisboetas.

Segundo os resultados da sondagem, das 800 pessoas inquiridas, 33 por cento apontaram a insegurança como o maior problema da capital.

Em segundo lugar surge o congestionamento de trânsito (29 por cento) e em terceiro a falta de estacionamento (28 por cento).

A falta de limpeza das ruas (25 por cento), a falta de segurança/falta de policiamento (23 por cento) e o mau estado das ruas (22 por cento) são outros dos problemas apontados pelos inquiridos, com maior incidência pelas mulheres.

Quando questionados sobre qual o problema prioritário a resolver, 18 por cento dos inquiridos disseram que deveria ser a criminalidade, dez por cento defenderam que deveria ser a falta de segurança e de policiamento e nove por cento pediram solução para o congestionamento de trânsito.

A sondagem envolveu 800 entrevistas pessoais feitas nas casas dos entrevistados (368 homens e 432 mulheres) com 18 ou mais anos de idade, recenseados e a viver no concelho de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar