Gás hilariante atinge elenco de "Watchmen"

Foto

Entrevistas foram tanto sérias quanto um palco para as piadas dos actores.

Seja porque há uma personagem chamada "O Comediante", seja as entrevistas decorreram horas antes da ante-estreia britânica de "Watchmen", a verdade é que o elenco do filme estava dado à piada na semana passada, em Londres. Exemplo: Billy Crudup, aliás Dr. Manhattan, está nu em grande parte do filme. É tudo efeitos especiais, garante. Mas quando lhe perguntam qual foi a parte do filme que mais teve pena que ficasse de fora após a montagem, levantou a mão e deixou um espaço generoso entre o indicador e o polegar, e respondeu: "Um bocadinho assim. Boa noite, obrigada" (risos).

Crudup, recostado no sofá ao lado de Matthew Goode (o britânico que interpreta a personagem de Ozymandias), tinha já explicado que encarnar uma personagem que é um super-homem fruto de um acidente molecular e que basicamente não mostra emoções (nem se interessa pelas que tem) foi complicado. "O que é interessante para ele é a interacção das partículas. Por isso, pareceu-me que tinha de me focar nos interesses dele. E passei o meu tempo em cena a pensar noutras coisas", explicou. "Foi a primeira vez que isso compensou", disse, entre mais risos.

Goode, por seu turno, ficou aterrorizado quando um jornalista britânico lhe perguntou por que é que decidiu manter o seu sotaque "british" para encarnar o Guardião de moral duvidosa. Depois de franzir os olhos em sinal de dúvida, perguntou: "Viu o filme?". A resposta foi positiva. "Oh meu Deus, claramente não me saí muito bem", riu-se, preocupado com o efeito do sotaque meio americano, meio alemão, que tentou criar. Mas como o efeito do gás hilariante (talvez o Smilex do Joker de "Batman") não passou, o mais divertido, e talvez mais cansado e por isso mais descontraído da sessão de entrevistas no Soho era mesmo Jeffrey Dean Morgan, popular junto do público de "Anatomia de Grey".

A sua personagem, o possante Comediante, carregado de testosterona, não tem um início auspicioso no filme. Para quem leu a novela gráfica de Alan Moore e Dave Gibbons, o seu destino já é conhecido. Quanto aos espectadores que não querem saber o que acontece nos primeiros minutos de "Watchmen", de Zach Snyder, é melhor não lerem as linhas abaixo.

O Comediante é a primeira vítima, fatal, dos crimes que desencadeiam a narrativa de "Watchmen". Para o actor de "Anatomia de Grey", a quem o seu agente tinha enviado o guião mas que já conhecia o livro, saber que a personagem para a qual o queriam era O Comediante, foi destabilizador. "Liguei ao meu agente: ‘Que raio, isto é uma piada? [Morro na] página 2?' E ele informou-me de que talvez devesse continuar a ler. E ainda bem que o fiz", disse sorridente. "Mas sim, estou morto e para mim aparentemente não há nada a fazer. Por mais que gostasse de continuar, não vou chegar ao final do filme", disse, entre gargalhadas.

No filme (e na novela gráfica), o Comediante é autor de um acto brutal para uma das colegas de equipa mascaradas - uma tentativa de violação. "Penso que muitos dos fãs de Anatomia de Grey vão odiar-me para sempre", disse Morgan, consciente de que ambos os grupos de fãs são "um bocado loucos". 

Igualmente desarranjado é o Comediante, cuja caracterização no filme é menos crua do que a desenhada por Dave Gibbons em 1986. Ainda assim, Morgan queria que a sua máscara e maquilhagem fosse mais próxima da do livro. A cicatriz facial, por exemplo, "queria que fosse mais extrema e feia" e "isso teria trazido todo um outro nível de psicose à personagem", comentou. Bem como a máscara sado-masoquista da personagem, que também gostava de ter transposto para o filme. "Em algumas coisas o meu contributo não interessava", constatou junto dos jornalistas, "Eu sei que é difícil de acreditar", disse, rebentando novamente a rir.

Sugerir correcção
Comentar