E o melhor filme de todos os tempos é... "Chinatown"

Foto

Lista feita pelos críticos de cinema do "The Guardian" e do "Observer"

É um "underdog" - pelo menos um "underdog" das listas de melhores filmes de todos os tempos, onde normalmente vemos a reluzir um Hitchcock, um Ford, um Capra, eventualmente até um Spielberg, mas nunca um Roman Polanski. Na lista agora feita pelos críticos de cinema do "The Guardian" e do "Observer", Roman Polanski "it is", e com "Chinatown" (1974), o filme que (e citamos o "Guardian") "cimentou a reputação de Jack Nicholson como o melhor actor americano da sua geração".

"Chinatown é uma poderosa peça mitológica, uma brilhante evocação de Los Angeles como deserto espiritual", justificou o crítico Peter Bradshaw. Além de Nicholson, integraram o elenco Faye Dunaway, numa das suas mais magnéticas presenças no grande ecrã, e o cineasta John Huston. O próprio Polanski tem um "cameo" no filme - pouco depois, nunca mais seria visto nos EUA, de onde fugiu, em desgraça, na sequência do seu envolvimento com uma menor (o penoso imbróglio judicial que se seguiu arrastar-se-ia longuíssimos anos, culminando em 2009 com a detenção do realizador na Suíça).

O filme de Polanski ficou à frente do "Psycho", de Alfred Hitchcok, e do "Andrei Rubliev", de Tarkovski, "ex-aequo" no segundo lugar da lista, e de "Annie Hall", o terceiro melhor filme de todos os tempos. "2001: Odisseia no Espaço", de Kubrick, "Breve Encontro", de David Lean, e "Apocalypse Now", de Coppola, ocupam os restantes três lugares dos "sete magníficos" da crítica do "Guardian" e do "Observer", seleccionados a partir de sete listas temáticas (crime, romance, terror, cinema de autor, comédia, acção e guerra, ficção científica).

Sugerir correcção
Comentar