Leia também
O teatro 5 é o mais famoso dos estúdios de cinema da Cinecittà
(DR/Cinecittà)

Incêndio destrói estúdio histórico da Cinecittà

19.07.2012 - PÚBLICO
diminuiraumentar


Um incêndio destruiu, durante a madrugada de quinta-feira, o teatro 5, o mais famoso dos estúdios de cinema da Cinecittà, em Itália. Quando os bombeiros chegaram, o fogo já tinha destruído também o Teatro Fellini.

O teatro 5, um espaço de 3200 metros quadrados, era o maior do complexo de estúdios e um dos mais famosos da Europa, lembra o El País. Ali trabalharam realizadores como Luchino Visconti, Martin Scorsese, William Wyler e Federico Fellini (que ali filmou quase todos os seus filmes, nomeadamente La dolce vita).

A polícia italiana não exclui que se trate de fogo posto, apesar de o incêndio ter começado na zona do estúdios onde estão os projectores e os cabos. O incêndio acontece numa altura particularmente difícil da história da Cinecittà, com protestos dos trabalhadores dos estúdios contra um plano de reestruturação que prevê que os principais trabalhos sejam deslocados para outros locais, o que abriria a possibilidade de a zona ser aproveitada para projectos imobiliários.

Os trabalhadores - três dos quais iniciaram já uma greve de fome - estão convencidos de que o plano visa o encerramento dos históricos estúdios, explica ainda o El País, e conseguiram já o apoio de vários realizadores, entre os quais Ettore Scola, Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Giuseppe Tornatore e Marco Bellocchio.

O incêndio que agora destruiu o teatro 5 não é o primeiro a atingir a Cinecittà - em Agosto de 2007 uma parte dos estúdios tinha já ardido. A decadência dos estúdios italianos começou nos anos 70 do século XX e duas décadas depois a Cinecittà foi privatizada. Actualmente está a ser filmada no local a série televisiva "Roma".