Leia também
O cineasta de 103 anos está internado no serviço de Cardiologia do Hospital Eduardo Santos Silva
(Foto: Paulo Pimenta)

Manoel de Oliveira tem alta sexta-feira

19.07.2012 - PÚBLICO, Lusa
diminuiraumentar


O cineasta Manoel de Oliveira deverá receber alta clínica na sexta-feira, durante a tarde, disse nesta quinta-feira o Centro Hospitalar Gaia/Espinho.

Manoel de Oliveira, de 103 anos, está internado no serviço de Cardiologia do Hospital Eduardo Santos Silva em Vila Nova de Gaia, no qual deu entrada no dia 13, por insuficiência cardíaca agravada por uma infecção respiratória.

O cineasta deu entrada naquela unidade hospitalar apresentando "sinais de dificuldade respiratória grave que, entretanto, foram sendo corrigidos com medidas instituídas urgentes na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos".

Perante a "evolução favorável" do seu estado, Manoel de Oliveira tinha já passado na segunda-feira para a Unidade Intermédia de Cardiologia. Agora poderá regressar a casa, mas terá que ficar alguns dias de repouso.

Contudo, os médicos alertam que o realizador terá de repousar e fazer alguma reabilitação física antes de poder voltar ao trabalho. O seu próximo projecto na agenda é a rodagem de "A Igreja do Diabo", adaptação de Machado de Assis, em co-produção com o Brasil. Recentemente filmou em Guimarães uma curta-metragem para a Capital Europeia da Cultura para ser incluída com três outros filmes num projecto de longa-metragem, "Histórias do Cinema". A sua mais recente longa-metragem "O Gebo e a Sombra", acabado de rodar no Verão passado em Paris, vai ser apresentado no Festival de Veneza que se realiza entre 29 de Agosto e 8 de Setembro.

O cineasta que, em 1985, venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza, e em 2008, com 100 anos, recebeu a Palma de Ouro de Carreira em Cannes, destacou-se recentemente no top do PÚBLICO, que pediu a dez personalidades da Cultura para escolherem os dez filmes nacionais que deviam integrar o Plano Nacional do Cinema (PNC). Oliveira foi o realizador com mais filmes nomeados.