Morreu Simon Ward, o actor deu cara ao “jovem Churchill” no cinema

Foto
Simon Ward na pele de Winston Churchill, em O Jovem Leão, filme de 1972 (DR)

Longe dos palcos e dos ecrãs de televisão e cinema desde 2010, Simon Ward morreu na passada sexta-feira, aos 70 anos. O actor britânico chegou a ser nomeado para um Bafta e para um Globo de Ouro pelo desempenho em O Jovem Leão, no qual interpreta o antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill na juventude.

A notícia foi confirmada pela agência que representava o actor, a Shepherd Management, que informou numa nota citada pelos meios de comunicação britânicos que Ward morreu "pacificamente", de "doença prolongada", com a mulher e as três filhas a seu lado.

O Jovem Leão, filme de Richard Attenborough, actual presidente da Academia britânica, estreou em 1972. Nos dois anos seguintes, Ward voltou às salas de cinema como duque de Buckingham em Os Três Mosqueteiros e Os Quatro Mosqueteiros, ambos assinados por Richard Lester.

A carreira cinematográfica de Simon Ward fez-se sobretudo nessa década e na seguinte. Depois - e entretanto -, dedicou-se à televisão e ao teatro. A versão de Peter Kosminsky de O Monte dos Vendavais, estreada em 1992, foi a última participação do actor no cinema. Contracenou então com Juliette Binoche e Ralph Fiennes.

Na televisão, o rosto de Simon Ward está bem marcado na memória colectiva dos telespectadores britânicos. Com uma carreira de quase 50 anos, o actor integrou o elenco de mais de três dezenas de títulos, entre séries, mini-séries e telefilmes. Os mais recentes dos quais foram Judge John Deed (2003-07) e Os Tudors (2009-10).

Nascido em Beckenham, a 19 de Outubro de 1941, Simon Ward chegou ao National Youth Theatre com 13 anos. Ali ficou durante oito anos, tendo então passado para a Academia Real de Arte Dramática. Até 1967, ano em que se impôs como actor (com Loot, de Joe Orton), este filho de um vendedor de carros de Kent passou por palcos de Northampton, Birmingham, Oxford e, por vezes, da West End londrina.

Sugerir correcção
Comentar