Novo site reúne vida e obra de Federico García Lorca

Foto

Um espaço de "referência básico para a vida e obra de Lorca"

O poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca recebeu, na semana passada, uma atenção tripla na internet, centrada na digitalização de 2500 documentos sobre a sua vida e obra. A Residencia de Estudiantes apresentou uma nova web corporativa (garcia-lorca.org), a abertura de uma biblioteca de autor, criada pela Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, e a estreia de um arquivo de Lorca no portal Edad de Plata. 

Um espaço de "referência básico para a vida e obra de Lorca" é como a sobrinha do poeta e presidente da Fundação, Laura García Lorca, caracteriza a nova web, criada em colaboração com o Banco Santander, e para o qual contribuíram vários estudiosos como Christopher Maurer (Universidade de Boston) e Andrés Sorria (Universidade de Granada), segundo o jornal "ABC".

O espaço criado pelas três entidades permite reunir toda a documentação relativa a García Lorca que conta com mais de 15 milhões de referências na internet.

Mais documentos sobre García Lorca vão continuar a ser acrescentados a esta web corporativa nos próximos meses, de onde se destacam alguns poemas "perdidos", como "Crucifixión", de "Poeta en Nueva York". Os conteúdos passaram também para a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, que criou uma nova secção dedicada ao escritor. O portal Edad de Plata, criado pela Residencia de Estudantes, também contribuiu para a internacionalização do poeta, com a integração do Arquivo Federico García Lorca.

Manuscritos, correspondência privada, desenhos, cartazes, programas e outros documentos de Lorca podem ser agora encontrados no portal Edad de Plata, para o qual se digitalizaram 2500 documentos (de um total de 4000). Para Laura García Lorca, estas três iniciativas permitem criar um "Federico García Lorca digital", contribuindo para reforçar a sua presença na internet e em qualquer lugar do mundo, segundo o "El País".

Para o próximo ano está prevista a criação de uma rede social em torno do poeta, onde qualquer utilizador poderá deixar as suas impressões.

O Centro García Lorca, em Granada será inaugurado em 2010 e contará com um teatro, salas de exposições, um arquivo e uma biblioteca.

Sugerir correcção
Comentar