Jovens dos 15 aos 24 anos são os frequentadores mais regulares das salas de cinema

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Juan Mabromata/AFP

Bareme Marktest indica sábado como dia favorito para ir ao cinema

Os jovens entre os 15 e os 24 anos são aqueles que mais têm o hábito de ir ao cinema, revelam os resultados da 2ª vaga do estudo de audiências Bareme Cinema da Marktest. Entre Julho de 2008 e Junho deste ano, o perfil dos frequentadores de salas de cinema aponta que são na sua maioria mulheres, além da preferência pelo sábado, seguindo pela sexta-feira, como o melhor dia para ir ao cinema. O estudo da Marktest concluiu que 2,607 milhões de portugueses com idades a partir dos 15 anos vão regularmente ao cinema.

O estudo, que tem por base quatro fases trimestrais de entrevistas telefónicas a indivíduos residentes em Portugal continental a partir dos 15 anos, evidencia que 31,4 por cento dos entrevistados costuma ir ao cinema, dos quais os principais frequentadores de salas são os jovens entre os 18 e os 24 anos (68 por cento têm esse hábito). Logo a seguir surgem os jovens da faixa etária anterior - 15/17 anos (64,2 por cento). O hábito vai decaindo conforme aumenta a idade:  dos 25 aos 34 anos 53,2 por cento dos inquiridos vai habitualmente ao cinema, dos 35 aos 44 anos são já 28,9 por cento aqueles com idas regulares às salas e na faixa etária seguinte, dos 45 aos 54 anos só 20,4 por cento dos ouvidos pela Marktest têm essa tradição. A maioria dos espectadores regulares (66,6 por cento) tem menos de 35 anos.

No total do universo dos frequentadores habituais de salas de cinema, 51,6 por cento são mulheres, 42,1 por cento são estudantes ou quadros médios ou superiores na sua profissão e 43,2 por cento residem na área da Grande Lisboa ou no Litoral Norte. A Marktest acrescenta ainda que 58,7 por cento desses espectadores regulares são da classe média ou média baixa.

O dia preferido para ir ver um filme em sala é o sábado (29,3 por cento), mas a maioria dos inquiridos pelo Bareme (33,7 por cento) não tem um dia favorito para ir ao cinema. Depois vem a sexta-feira (13,4 por cento) e o domingo (10,5 por cento). O dia em que tradicionalmente as salas faziam um desconto no preço dos bilhetes, tradição nascida há décadas quando da transmissão do programa Zip-Zip na RTP, que roubaria espectadores às salas portuguesas, não reúne muitas preferências. Talvez porque algumas salas tenham deixado de ter os preços especiais à segunda-feira ou criado dias especiais para fazer descontos aos clientes, só 7,6 dos inquiridos prefere ir ao cinema à segunda.

No primeiro semestre deste ano, dizem dados recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), as salas portuguesas tiveram 7,2 milhões de espectadores, uma ligeira subida (1,3 por cento) em relação ao período homólogo de 2008. Em termos de receitas, o aumento foi mais significativo - 7,2 por cento no mesmo período, de 30, 878 milhões para os 33,095 milhões de euros dos primeiros seis meses deste ano.

Os dados do ICA relativos a 2008 indicam que no ano passado as salas receberam cerca de 16 milhões de espectadores - menos 400 mil do que em 2007. Ainda assim, as receitas subiram (69,9 milhões de euros de receita bruta) devido ao aumento do preço dos bilhetes, estima o ICA. A frequência é mais intensa nos meses de Julho, Agosto e Dezembro, tendência que se verifica há cinco anos consecutivos.

O filme mais visto de 2008 em Portugal foi Mamma Mia! (851 mil espectadores), sendo que o mais visto no primeiro semestre de 2009 foi Anjos e Demónios (485 mil espectadores). O filme português mais visto este ano foi, até agora, Second Life (90 mil espectadores).

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