Organização da feira apresenta queixa contra a PSP

Foto

A empresa Inovação à Leitura que organiza a feira do livro em saldo, onde, na segunda-feira, a PSP de Braga apreendeu cinco exemplares de um livro com uma pintura com um nu feminino na capa, vai recorrer aos tribunais para questionar o comportamento da polícia.

António Lopes, o empresário a quem foram confiscados os livros e também um dos sócios da Inovação à Leitura, anunciou que vai apresentar queixa no Ministério Público (MP) de Braga contra os agentes da PSP, exigindo também a devolução dos livros.

O empresário está "indignado" com a atitude da Polícia de Segurança Pública de Braga e considera a actuação das forças policiais "um atentado à liberdade" e um caso de "abuso de autoridade".

António Lopes diz estar a ser vítima de um "verdadeiro acto de censura", adiantando também que vai denunciar o caso ao Presidente da República e junto dos partidos com assento no Parlamento. "São eles que têm a obrigação de zelar pela democracia, pela liberdade e pelo direito de expressão. E este caso merece a sua intervenção", considera.

Os casos semelhantes a este que aconteceram recentemente "deixam a polícia à vontade para actuar desta forma", acusa o empresário, que acredita ter sido a primeira vez que um livro foi apreendido em Portugal, desde o 25 de Abril.

António Lopes recorda o que aconteceu na segunda-feira, adiantou que os três agentes policiais entraram na tenda onde está a decorrer uma feira e elaboraram um auto policial no qual afirmam terem apreendido os livros por ter imagens pornográficas expostas publicamente.    

Os agentes argumentaram que alguém havia feito queixa do facto e que se tratava de uma medida cautelar que teria, depois, de ser validada pelo Tribunal.    

A apreensão - garantiu ainda António Lopes - não só não afectou a presença de público como até a aumentou. "Tem vindo muita gente ver os livros e manifestar-nos solidariedade", disse

Feira do Livro em Saldo e Últimas Edições, vai decorrer até ao dia 8 de Março, na Praça da República - vulgo Arcada  - no centro de Braga

Sugerir correcção
Comentar