Tom Waits vai publicar livro de poesia

Foto

A partir de Março de 2011,o músico norte-americano vai poder finalmente aceitar ser chamado do poeta

"Hard Ground" marca a estreia do músico norte-americano Tom Waits na poesia. O livro, que se foca nos sem-abrigo, tem a colaboração do fotógrafo Michael O'Brien, que contribui com imagens.

No activo desde o início dos anos 70, Thomas Alan "Tom" Waits tem um percurso singular na música norte-americana, marcado pela sua voz rouca e presença em palco. A carreira do versátil ícone não se limita apenas à música, apesar de já ter gravado mais de 20 discos. Também trabalhou no cinema, em bandas sonoras e enquanto actor. Apesar de muitos o classificarem como tal, o cantautor de 60 anos sempre receou ser apelidado de "poeta", preferindo ser chamado de "contador de histórias", como disse numa entrevista à "NME".


"Hard Ground", que vai ser publicado em Março de 2011 pela University of Texas Press, é o resultado das palavras de Waits e das imagens de O'Brien.

De acordo com a University of Texas Press, o livro "transcende o documentário e apresenta de forma independente, mas poderosa, visões complementares da vida dos sem-abrigo e da resiliência de quem vive nas ruas". O'Brien, que já tinha colaborado com Tom Waits noutras ocasiões, tem 30 anos de experiencia enquanto fotojornalista, muitos deles a trabalhar a temática dos sem-abrigo.


"Hard Ground", uma referência ao "chão duro" que os sem-abrigo habitam, é baseado num livro de 1941, chamado "Let Us Now Praise Famous Men", que juntava a poesia de James Agee à fotografia de Walker Evans. "Let Us Now Praise Famous Men" tratava da vida de agricultores durante a Grande Depressão.

Sugerir correcção
Comentar