Nico, Lou Reed, Edie Sedgwick, Dennis Hopper... com música em Vila do Conde

Foto

Treze dos "screen tests" que saíram da Factory de Andy Warhol dos anos 1960 vão ser apresentados em filme concerto. "13 Most Beautiful...Songs for Andy Warhol's Screen Tests"

Treze dos "screen tests" que saíram da Factory de Andy Warhol dos anos 1960 - Warhol montava a câmara de 16 mm, a "estrela" ou aspirante a isso sentava-se e aguentava, durante dois minutos e meio, o silêncio, o vazio como podia... - vão ser apresentados em filme concerto. "13 Most Beautiful...Songs for Andy Warhol's Screen Tests", projecto comissariado pelo Andy Warhol Museum e Pittsburgh Cultural Trust, apresenta esses testes de imagem, momentos de "revelação", onde aparecem Nico, Lou Reed, Edie Sedgwick, Dennis Hopper, Paul America, Jane Holzer, Ingrid Superstar ou Mary Woronov, com música tocada ao vivo pelo duo Dean & Britta: Dean Wareham, que integrou os Galaxie 500, banda indie norte-americana, e Britta Phillips, ex-Luna.

Isto vai acontecer no 17º Curtas de Vila do Conde Festival Internacional de Cinema (de 4 a 12 de Julho), na secção REMIXED, que explora as relações do som, música e imagem em movimento. A mesma onde o festival apresenta ainda filmes-concerto de Paulo Furtado (Legendary Tiger Man) e do brasileiro Vinícius Cantuária, com o músico japonês Takuya Nakamura.

O festival encomendou a Furtado, acompanhado por mais três músicos, a interpretação de uma banda sonora original para "Tabu"(1931), de Murnau. Quanto a Cantuária terá uma dupla apresentação no 17º Curtas: partilhará o palco com Nakamura (uma encomenda do Curtas, que alia a electrónica à banda sonora dos filmes "Ny Ny", 1957, de Francis Thompson e "Manhatta", 1920, de Paul Strand e Charles Sheeler) e apresenta o mais intimista "Filme Imaginário".

Sugerir correcção
Comentar