Radiohead não voltam a gravar álbuns

Foto
Se continuassem a lançar álbuns no formato tradicional, isso matava a banda, diz Thom Yorke Paulo Pimenta/PÚBLICO

A partir de agora, é este o caminho que os Radiohead pretendem seguir, um modelo de disponibilização imediata de singles e EP

Em 2007, os Radiohead permitiram que cada pessoa que quisesse descarregar o álbum "In Rainbows" da Internet, o pudesse fazer por qualquer preço (incluindo preço zero). Agora, o vocalista da banda, Thom Yorke, afirma que não vão gravar mais álbuns. "Isso matava-nos", disse à revista "Believer".

O problema, afirmou o vocalista, não está no formato do álbum - ao qual reconhece ainda "algo de bom" -, "mas na escala e consistência de visão exigidas". O álbum "In Rainbows", de 2007, funcionou porque os Radiohead tinham "uma ideia exacta" sobre para onde iam. Yorke disse à "Believer" que não suporta a ideia de ter que fazer algo do género novamente.

Há menos de uma semana, os britânicos disponibilizaram uma música no seu site intitulada "Harry Patch (In memory of)", dedicada a um veterano da Primeira Guerra Mundial com o mesmo nome, falecido no dia 25 de Julho. Quem quisesse descarregar a música precisava apenas de pagar uma libra (1,17 cêntimos de euro). Assim que ficou pronta, foi disponibilizada.

A partir de agora, é este o caminho que os Radiohead pretendem seguir, um modelo de disponibilização imediata de singles e EP (extended play) - registos que incluem entre quatro a oito músicas, durando geralmente entre 15 a 35 minutos.

Além disto, já estão a planear fugir um pouco ao registo habitual da banda. "Eu e o Johny [guitarrista] estivemos a falar sobre sentarmo-nos e escrevermos canções para orquestra. Depois é tocá-las ao vivo e pronto - está feito".

Sugerir correcção
Comentar