Homenagem ao "Megafone" de João Aguardela

Foto

Dizia Aguardela que o "Megafone" era um projecto de cinco álbuns. Deixou-nos quatro, o último editado em 2006. Agora, um colectivo de amigos e admiradores tratará de o cumprir

Quando foi apanhado pela morte, em Janeiro, João Aguardela não concluíra o "Megafone", o projecto visionário que criara em 1997, no qual cruzava recolhas do cancioneiro tradicional português com linguagens electrónicas. "Música para raves e arraiais", assim o descrevia o fundador dos Sitiados e, mais tarde, co-fundador com Luís Varatojo d'A Naifa. Dizia Aguardela que o "Megafone" era um projecto de cinco álbuns. Deixou-nos quatro, o último editado em 2006.

Agora, um colectivo de amigos e admiradores, a associação Megafone 5, tratará de o cumprir. Antes, porém, há música para homenagear o músico. Dia 4 de Novembro, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém acolhe um concerto onde A Naifa, Dead Combo, O'queStrada e Gaiteiros de Lisboa revisitam a obra de João Aguardela - os bilhetes, a 20 euros, encontram-se à venda nos locais habituais. O concerto servirá, também, para anunciar o Prémio Megafone, a atribuir anualmente pela Sociedade Portuguesa de Autores a músicos ou entidades que se distingam no trabalho sobre a tradição musical portuguesa. Entretanto, está "online" o "site" Megafone 5 (www.aguardela.com), onde, além de um extenso trabalho biográfico e de arquivos relacionados com a carreira de Aguardela, estão disponíveis para "download" gratuito os quatro álbuns "Megafone".

Sugerir correcção
Comentar