Guimarães projecta criar uma orquestra sinfónica para a Capital Europeia da Cultura de 2012

Foto
Guimarães Jazz (imagem de 2006) fará parte da programação Fernando Veludo/NFactos

A criação da Orquestra Sinfónica de Guimarães é uma das apostas da equipa de programadores da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012

O primeiro esboço da programação artística do evento já está terminado e será apresentado publicamente na próxima semana, ainda com dúvidas quanto à possibilidade de concretizar alguns dos projectos inicialmente previstos.

A base da programação da Guimarães 2012 foi apresentada ao Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), presidido por Jorge Sampaio, na sexta-feira, mas ainda sem grandes certezas relativamente às propostas artísticas. A equipa de programadores definiu, para já, as áreas em que vai apostar, perspectivando o género de eventos que podem caber em cada vertente.

A proposta de criação de uma orquestra sinfónica sedeada em Guimarães foi anunciada nessa reunião pelo maestro Rui Massena, programador musical da CEC. Esta estrutura será o pilar da programação artística na música, ainda que o Ministério da Cultura tenha dúvidas quanto à sua viabilidade. A tutela alertou a Fundação Cidade de Guimarães, entidade que gere o evento, para as dificuldades de financiamento de uma estrutura deste tipo, lembrando os problemas por que passam as restantes orquestras nacionais.

A FCG pretende também apostar no cinema digital e nas artes visuais, bem como na arquitectura, perspectivando a realização de algumas exposições retrospectivas sobre obras de arquitectos de referência. Da programação oficial farão também parte os festivais que habitualmente têm lugar na cidade, como o Guimarães Jazz, o festival de teatro Gil Vicente e os Encontros de Música Erudita, que terão o orçamento reforçado.

A base da programação da Guimarães 2012 será tornada pública na próxima semana, numa cerimónia onde será também anunciado o último nome da equipa de programadores. O logótipo da terceira Capital da Cultura nacional também já está escolhido, depois de um concurso nacional de design lançado no início do ano, com a supervisão de Henrique Cayatte, e será tornado público na mesma ocasião.

O plano estratégico da Guimarães 2012 prevê que o programa cultural do evento tenha um orçamento de 41 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar