Os National adoram os Grateful Dead e vão prová-lo

Foto
Os Grateful Dead vão ressuscitar num álbum com versões de Bon Iver; Fleet Foxes; Steve Reich...

Trabalham numa compilação dedicada a uma banda fulcral do psicadelismo

Senhoras e senhores, meninos e meninas, os National estão a preparar um regresso em grande - e não, não se trata de um álbum novo. Gente solidária, responsável há um par de anos por "Dark Was The Night", compilação produzida pelos gémeos Aaron e Bryce Dessner (baixista e guitarrista da banda) que contou com a colaboração de Feist, Decemberists, Arcade Fire ou Spoon e cujos lucros reverteram para associações de luta contra a sida, os National reincidem.

Desta vez, não se trata apenas de juntar uma série de amigos de bom gosto impoluto e chamá-los a oferecer os seus talentos à beneficência. Os National estão a tratar, novamente em conjunto com a associação Red Hot, de uma compilação, preparem-se, dedicada exclusivamente aos Grateful Dead, banda fulcral do psicadelismo de São Francisco, banda fulcral, depois disso, no renascimento da música de raízes norte-americana mas, causa directa do seu péssimo posicionamento na escala de "coolness" da música popular, também responsável pelo nascimento de uma seita de freaks e hippies reunida sob a designação "Deadheads", bem como pela fundação de centenas de aborrecidíssimas bandas de jam como os conhecidos Phish.

O baixista Scott Devendorf confirmou à "Spinner" que o trabalho está a começar e que, neste momento, a grande questão que se coloca aos National é escolher correctamente a canção dos Dead em que pegar - tendo em conta o tom de voz de Matt Berninger, Devendorf diz que estão a apontar para "Box of rain", canção de "American Beauty" que marca o início da viragem dos Dead para a folk e country.

O álbum só estará pronto daqui a cerca de um ano, mas os National já sabem o que querem. Nada de bandas de jam tricotando solos intermináveis. Depois de inquiridos alguns amigos para descobrir se têm discos dos Grateful Dead escondidos em casa, já há algumas confirmações: os Fleet Foxes estão entusiasmados, Bon Iver também. O compositor Steve Reich, amigo de Phil Lesh, baixista dos autores de "Box of rain", também já foi "intimado" a participar. E Devendorf pretende atrair bandas inesperadas: "Seria incrível ter os Crystal Castles", exclamou à "Spinner".

Sugerir correcção
Comentar