Vamos ouvir o Jazz cósmico da Sun Ra Arkestra em Lisboa e no Porto

Foto

Serralves em Festa!, Porto, a 1 de Junho; no dia a seguir, B.Leza, Lisboa

Era um dos lamentos da edição deste ano do Optimus Primavera Sound: a Sun Ra Arkestra vaio a Barcelona mas ficou de fora da edição portuguesa do festival. Felizmente, isso não significa que não veremos por cá a mítica formação de Sun Ra (1914-1993) dirigida pelo saxofonista Marshall Allen. Vai passar por cá para dois concertos: no Serralves em Festa!, Porto, a 1 de Junho, e no dia a seguir, no B.Leza, Lisboa.

E serão dois concertos especiais, ou não se assinalassem em 2014 os 100 anos de Sun Ra e os 90 do seu discípulo Marshall Allen, que à cabeça dos Sun Ra Arkestra continua a prestar tributo ao jazz cósmico do músico norte-americano. Os concertos são da responsabilidade da Associação Filho Único, que este ano festeja cinco anos de programação. Além da digressão, no seu site a Sun Ra Arkestra explica que marcará ainda o centenário do seu fundador com exposições e exibição de filmes.

Os concertos do Porto e de Lisboa fazem assim parte da digressão Jubilee Tour e garante a Filho Único que “esta Arkestra está numa forma olímpica”. “Tocam para o que está para lá dos céus um dos legados mais importantes da música do século XX”, lê-se na apresentação dos concertos. A Sun Ra Arkestra apresentou-se pela primeira vez em Portugal em 1982 em Vilar de Mouros, altura em que o festival minhoto era conhecido como o “Woodstock Português” com um cartaz que incluía ainda U2 ou Echo & the Bunnymen.

A banda que é liderada pelo norte-americano Marshall Allen, desde 1995 – ano em que morreu John Gilmore, que assumira o papel de líder depois da morte de Sun Ra – voltou a Portugal em 1985 para um concerto no âmbito do Jazz em Agosto, em Lisboa, e em 2005 para uma actuação na Casa da Música, no Porto. Desde então, a sua música não mais se ouviu ao vivo mas a sua influência continuou por várias gerações de músicos e público. 

Prevê-se, portanto, um reencontro de velhos e novos amigos num concerto especial. Não será demais lembrar que o concerto que a Sun Ra Arkestra deu no Lincoln Center, em Nova Iorque, em Outubro do ano passado foi considerado pela revista especializada The New York City Jazz Record como um dos melhores de 2013.

Para o concerto de Lisboa os bilhetes estarão à venda por 15 euros a partir de hoje nos locais habituais, enquanto para o concerto do Serralves em Festa! a informação será disponibilizada em breve no site do evento (http://www.serralvesemfesta.com/pt/).

Sugerir correcção
Comentar